A estratégia da Fiat para a transição energética e a expansão dos carros elétricos está se tornando cada vez mais evidente. Recentemente, a Stellantis apresentou o Grande Panda, o novo carro global da Fiat. O Brasil, sendo o maior mercado da marca, também receberá esse modelo, mas com o nome de Uno.

Para facilitar a compreensão, chamaremos o Grande Panda de Novo Uno ao falarmos sobre o Brasil. No entanto, existe a possibilidade de que o carro receba o nome de Grande Uno no mercado brasileiro, alinhando-se à estratégia global da marca e se diferenciando do modelo icônico dos anos 1980.

O Novo Uno, ou Grande Panda, é o primeiro de uma nova família de veículos que será oficialmente apresentada em julho. Após o seu lançamento, um novo modelo será revelado anualmente até 2027. A intenção é fortalecer a presença global da Fiat e diversificar sua linha de veículos.

O lançamento inicial do Novo Uno será na Europa, Oriente Médio e África, com versões elétrica e híbrida. Já no Brasil, sua estreia está prevista para 2027. O carro pode se tornar o primeiro modelo elétrico da Fiat no país, embora o primeiro híbrido deva ser o Pulse, Fastback ou Toro.

Antigamente, o Fiat Uno era um hatch compacto da categoria A, mas o Novo Uno será um hatch da categoria B, com dimensões um pouco maiores, apesar de medir apenas 3,99 metros de comprimento. Isso o torna mais compacto em comparação com a média da categoria, que é de 4,06 metros. O veículo será fabricado na nova plataforma global STLA Small, e sua produção europeia ocorrerá na Sérvia.

Com a chegada do Novo Uno, é provável que o Fiat Argo saia de linha, já que ambos terão praticamente as mesmas dimensões. Não faz sentido para a marca manter dois carros competindo na mesma categoria. O relançamento do Uno representa um movimento ousado da Stellantis no Brasil, especialmente se incluir uma versão elétrica. Por outro lado, o Fiat Mobi, com seus 3,59 metros, deve seguir um caminho diferente.

Da Itália para o Mundo

Desenhado no Centro de Estilo em Turim, na Itália, o Fiat Grande Panda (Novo Uno no Brasil) foi projetado para acomodar até cinco pessoas, priorizando o conforto da família e a mobilidade urbana moderna. Segundo a Fiat, o design do veículo é marcado por linhas tensas e dinâmicas, refletindo uma abordagem inovadora e inteligente no uso do espaço, além de uma personalidade marcante e elementos que surpreendem o consumidor.

Essa nova linha de veículos demonstra a intenção da Fiat de avançar no futuro, combinando tecnologia, design e sustentabilidade, enquanto expande sua presença nos principais mercados globais